II Encontro Plano Nacional de Leitura

12-06-2012 16:54

 

O Centro Novas Oportunidades de Cacilhas promoveu o II ENCONTRO PLANO NACIONAL DE LEITURA no dia 12 de junho de 2012, no Palácio da Cerca, em Almada.

Para além dos painéis de oradores que constam do programa, contámos com a participação de vários candidatos em Processo RVCC, que deram o seu testemunho sobre a importância "das leituras" na sua vida e animaram a tarde com a declamação de poemas, leitura de textos e música de autor.

A todos quantos colaboraram na realização deste encontro e nos proporcionaram esta excelente e inolvidável experiência de partilha de "leituras", o nosso muito obrigado.

Em baixo encontram-se algumas fotos ilustrativas dos vários momentos do encontro.

 

A Dra. Ana Ribeiro, em representação da Casa da Cerca, deu as boas vindas a todos os presentes e anunciou a inauguração do Jardim dos Leitores no próximo dia 16 de junho, pelas 17H00.


 

 

O Comissário do Plano Nacional de Leitura, Professor Fernando Pinto do Amaral, à semelhança do ano anterior, honrou-nos com a sua presença, enfatizando a relevância da leitura para jovens e adultos.

Seguidamente, o diretor e coordenadora do Centro Novas Oportunidades traçaram o percurso trilhado no âmbito do Projeto Novas Oportunidades a Ler + (Plano Nacional de Leitura) desde setembro de 2009, elencando as iniciativas implementadas com caráter sistemático e regular. Face aos objetivos traçados, concluiu-se que estes foram amplamente alcançados, tal como o atestam as múltiplas ações desenvolvidas e a avaliação constante.

Os oradores do primeiro painel (A Leitura – uma diversidade de olhares), colaboradores em iniciativas já realizadas no Centro Novas Oportunidades de Cacilhas – Dra. Joana Rodrigues, Dr. Miguel Almeida e o fotojornalista Inácio Ludgero – mais uma vez puderam partilhar com os presentes as suas experiências de leitura(s).

No segundo painel – Vivências e leituras – alguns elementos da equipa do Centro Novas Oportunidades (Isabel Noga, Profissional de RVCC, Ana Paula Silva, formadora de Cidadania e Empregabilidade e Carlos Rocha, formador de Cultura, Língua e Comunicação) deram conta do trabalho desenvolvido com os adultos, de modo a fomentar o gosto pela leitura e pela escrita. De salientar que neste painel, os adultos Noémia Santos e Pedro Branco comprovaram as palavras dos membros da equipa ao explicitarem as mais-valias que as diversas iniciativas em que participaram lhes trouxeram.

 

A sessão foi iluminada pela viva participação dos adultos Ana Paula Santos, Carlos Quaresma, Pedro Branco, José Ferreira, Noémia Santos e Paula Madruga, através da declamação de poemas e leitura de textos.

A fechar a sessão, a banda 4 escuro (https://palcoprincipal.com.br/4escuro), da qual faz parte o adulto Manuel Costa, brindou os presentes com um excelente momento musical.