Seminário "Qualificação nos Centros Novas Oportunidades - Caminhos Trilhados e Percursos Futuros"

15-11-2011 20:00

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, teve lugar o seminário "Qualificação nos Centros Novas Oportunidades - Caminhos Trilhados e Percursos Futuros", no Auditório da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves – Amadora.

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo teve o prazer de coorganizar este evento em parceria com os Centros Novas Oportunidades das Escolas Secundárias Dr. Azevedo Neves (Amadora), Camilo Castelo Branco (Carnaxide), Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos), Seomara da Costa Primo (Amadora) e Fundação AFID.

O evento, sob a modalidade de ação de formação acreditada pelo Conselho Científico de Formação Contínua, destinado às equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades, formadores, técnicos especializados e professores dos ensinos básico e secundário de todos os grupos de recrutamento, contou com mais de 120 participantes, que ao longo dos dois dias se distribuíram por quatro grupos de trabalho.

O Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Dr. José Biscaia, e o Diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas do concelho da Amadora, Dr. Malta Coelho, abriram a sessão.

O primeiro painel, subordinado ao tema Educação de Adultos: qualificação/certificação, teve como conferencistas a Dra. Carla Tavares  (Câmara Municipal da Amadora), o Dr. Manuel Louro (Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo) e a Dra. Maria do Carmo Gomes (vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação), que explicitaram a importância da Aprendizagem ao Longo da Vida e o seu impacto. Os representantes da DRELVT e da ANQ traçaram uma visão diacrónica da educação e formação de adultos em Portugal e no mundo.

A Dra. Sofia Reis (Universidade Católica Portuguesa) apresentou uma comunicação sublinhando a relevância do trabalho em rede, mais concretamente para o projeto Going Long Life Learning (projeto europeu de investigação que resulta de uma parceria entre a Agência Nacional para a Qualificação – ANQ - e a Universidade Católica Portuguesa - UCP). Aludiu ao trabalho desenvolvido neste âmbito em três diferentes regiões – Algarve, Almada (designadamente a Rede de Ofertas Formativas para os Adultos de Almada e Seixal (ROFAAS), da qual o nosso Centro é membro fundador) e Braga.

No dia 12 de novembro, no painel “Impacto dos CNO na Educação e Formação de Adultos” a Dra. Lurdes Nico e o Engenheiro José Brás explicaram o(s) impacto(s) da Iniciativa Novas Oportunidades junto dos adultos.

O Professor Doutor Telmo Batista, por sua vez, sublinhou a importância do trabalho em grupo, da comunicação eficaz e enfatizou o espírito de iniciativa, bem como a atitude reflexiva que lhe está subjacente.


Este seminário, produto de um trabalho em rede, proporcionou momentos de reflexão que, certamente, serão uma mais-valia nas práticas a implementar nos Centros Novas Oportunidades.