CNO de Cacilhas na Assembleia da República

02-11-2011 12:57

À semelhança de anos anteriores, o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo organizou nova visita à Assembleia da República.

No passado sábado, dia 29 de outubro de 2011, adultos de nível básico (recentemente certificados e outros em processo de RVCC), professores de Português da escola, adultos da USALMA e um membro de consórcio do projeto + XL visitaram a Assembleia da República. Divididos em dois grupos, os participantes tiveram a oportunidade de contemplar o Átrio Principal, a Sala dos Passos Perdidos, a Sala das Sessões, a Sala do Senado, o Salão Nobre, a Biblioteca Parlamentar e a Livraria Parlamentar.
Para além do rigor e da qualidade das explicações facultadas, os visitantes tomaram ainda conhecimento de que, em consequência de trabalhos na rede de rega dos jardins, foi descoberta a Cripta dos Marqueses de Castelo Rodrigo.
Os participantes destes dois grupos tiveram, assim, a oportunidade de concretizar um sonho – conhecer in loco o Palácio de São Bento, sede do órgão com competência política e legislativa e de fiscalização.

Para além dos espaços referenciados, os participantes puderam visitar a exposição“100 Anos da Guarda Nacional Republicana” (átrio e corredor de acesso à Sala do Senado), no âmbito das comemorações do primeiro centenário da Guarda Nacional Republicana. Um elemento da GNR presenteou os participantes com uma série de informações relativamente à criação da instituição a que pertence, convidando-os em seguida a contemplar livros, uniformes, espadas, bandeiras, esculturas que fazem parte integrante da exposição.